
1 – O que é Laca?
A pintura laca é um tipo de acabamento que pode ser utilizado em móveis e também em outros materiais como: metal, ferro, vidro e madeira, sendo mais frequentemente aplicada a madeira, ou então, ao MDF.
O acabamento em Pintura Laca possibilita a personalização do mobiliário através de cores, texturas e brilhos, agregando e aumentado o seu valor.
A laca surgiu há muitos anos com a intenção de propiciar diferentes cores e tonalidades para móveis, e ainda hoje é um dos acabamentos mais utilizados, assumindo sempre um papel de destaque na decoração.
Com este tipo de acabamento os móveis ganham um toque de requinte, com cantos arredondados, detalhes rebaixados, puxadores embutidos, puxadores em cava, que trazem conforto, beleza, praticidade e uniformidade aos móveis.
Esta uniformidade garante aos móveis laqueados um visual moderno e sofisticado, sem emendas ou detalhes que seriam visíveis com outros tipos de pintura. Uma vez que, a laca preenche e oculta qualquer imperfeição que a madeira apresentar, como manchas e ranhuras.

2 – Quais os tipos de laca?
Os diversos acabamentos que a laca oferece são:
– Laca fosca
– Laca brilhante
– Laca Metalizada
– Laca Lisa
– Laca texturizada
A pintura laca permite que arquitetos, designers e profissionais de marcenaria, consigam inovar e diferenciar seus projetos, aproveitando todo seu grande leque de cores.
Por sua vez, os tipos de laca mais utilizados são a laca fosca e a laca brilhante. A primeira caracteriza-se pela ausência total de brilho, a segunda chega a 90% de brilho e seu processo industrial inclui um polimento similar ao do processo automotivo, o que gera um custo mais elevado e restringe a sua aplicação à móveis e elementos com planos retos, tornando-a mais indicada também à móveis com menos frequência de uso.



3 – OPÇÕES DE CORES
A laca apresenta um grande leque de cores, e algumas marcas que fornecem tintas e produtos para a execução deste acabamento disponibilizam no mercado uma infinidade de opções.
Uma destas marcas chamada Sayerlack, que é referência no assunto, apresenta um Sistema Tintométrico automatizado de alta eficiência que produz mais de 4 mil cores na quantidade necessária para cada especificação.

4 – COMO A LACA É FEITA? PASSO A PASSO
– Primeiramente prepara-se a superfície, seja MDF ou madeira, antes de aplicar a tinta, observando se é necessário aplicar massa em fissuras ou buracos na peça.
– Utiliza-se massa específica para este tipo de trabalho com a cor próxima da madeira.
– Então se aguarda tempo de secagem da massa para executar lixamento com lixas apropriadas, seguindo sempre os veios da madeira. Pode-se iniciar com uma lixa grana 180 depois 240, podendo chegar a grana 280 para deixar a superfície mais lisa.
– Em seguida remove-se o pó do lixamento e resíduos com ar ou pano seco.
– Aplica-se então o Primer PU, sendo sempre necessário um lixamento intermediário, nesta etapa utilizando lixas mais finas 320 ou 360, e após remove-se o pó do lixamento com ar ou pano seco.
– Então prepara-se a tinta misturando 1 parte da Laca com 1 parte de Catalisador (de acordo com recomendações do fabricante). O produto deve ser aplicado no máximo em até 3 horas.
– Para o laqueamento utiliza-se uma pistola com a qual se aplicará lentamente a tinta laca já preparada em uma demão, em movimentos de um lado para o outro, indo e voltando.

Fonte: https://papodemarceneiro.com
– Após aplicação da primeira demão, espera-se secar por três horas. Depois de passado esse prazo, lixa-se suavemente a superfície e tira-se o pó novamente com um pano.
-Tempo de Secagem Completa: 24 horas.
E aí, gostou dos benefícios que a Pintura Laca oferece? Aproveite e conheça nosso portfólio de produtos, com alguns trabalhos executados com este acabamento, clique aqui.
Se quiser mais informações, contate-nos ou envie um e-mail.