Você que está construindo ou reformando e está prestes a comprar os seus móveis planejados, leia atentamente algumas dicas infalíveis que trouxemos para você e evite surpresas desagradáveis como:
- Atraso na entrega dos seus móveis;
- Móveis com acabamentos mal feitos;
- Projetos mal elaborados;
- Problemas na etapa de montagem;
- Móveis fora dos padrões comprados;
- Custos adicionais não combinados;
- Até mesmo móveis não entregues.
Hoje os planejados não são apenas armários para você simplesmente guardar ‘coisas’, mais do que nunca eles fazem parte da arquitetura e do design da sua casa.
Os móveis aperfeiçoam os seus espaços, propiciam um efeito de acolhimento, e aumentam a sua sensação de bem-estar.
Então, na hora da sua compra você precisa tomar alguns cuidados e seguir alguns passos, não optando apenas pelo mais barato! Afinal esta decisão irá refletir na sua vida pelos próximos anos.
Pensando nisso, preparamos estas dicas infalíveis. Confira!
DICA 01: PESQUISE O HISTÓRICO DA EMPRESA
Antes de orçar os seus móveis planejados pesquise o histórico da Marcenaria ou Loja.
Você pode buscar informações de maneira rápida e fácil pelo site do PROCON e através de sites de buscas e reclamações como o RECLAMEAQUI.
Procure também informações com pessoas que já compraram móveis desta empresa, verificando como foi a experiência que eles tiveram.
Ou seja, antes de dar continuidade no seu orçamento, tenha total conhecimento do histórico do estabelecimento.
DICA 02: FAÇA UMA VISITA
Após o levantamento das informações da empresa, procure agendar uma visita e ir até o local.
É muito importante que você conheça a estrutura da marcenaria ou loja, que você pretende comprar os seus móveis planejados.
Nesta visita conheça o portfólio de trabalhos executados, e, quando possível visite o showroom ou espaço de atendimento certificando-se de que a empresa apresenta um know-hall.
Entenda o método de trabalho da empresa e a maneira como eles orçam os projetos. Caso você ainda não tenha o seu projeto desenvolvido por arquiteto ou designer, verifique se a empresa desenvolve um projeto personalizado em 3D para os seus móveis.
Procure dar preferência para as empresas que ofereçam este serviço, pois com o projeto 3D ficará muito mais fácil de você visualizar e entender o que está comprando.
Aproveite a sua visita para conhecer os móveis que eles fabricam, comprovando de fato a qualidade dos materiais utilizados.
DICA 03: BUSQUE O PROJETO IDEAL
Se você não tinha o projeto e solicitou que a empresa desenvolvesse, chegou o momento de buscar o seu projeto ideal.
Quando possível solicite uma visita do profissional da empresa para que ele realize as medições na sua residência, fazendo com que o seu projeto fique ainda mais próximo da sua realidade.
Não aceite rapidamente a primeira sugestão que te propuserem, sem antes estar convencido de que o proposto atenderá todas as suas expectativas.
Analise a proposta com muita calma e critério, para que você alcance o seu projeto ideal.
Exponha as suas ideias ao projetista ou vendedor, colocando em pauta tudo aquilo que você entende como necessário.
Quando possível forneça referências e inspirações que te agradam, isso facilitará o trabalho do profissional que está buscando atender as suas necessidades.
Esse processo de certa forma filtrará bastante esta etapa, evitando alterações e gastos indesejados.
Com o projeto finalizado, a empresa buscará sua aprovação para então seguir na elaboração do seu orçamento.
Verifique se as suas orientações foram seguidas e se o que conversaram foi cumprido. Confira se o projeto está atendendo a parte funcional e não apenas a parte visual.
DICA 04: FACILITE SUA VISUALIZAÇÃO
Simular o layout no próprio local que os móveis serão instalados ajudará bastante na sua visualização e entendimento do projeto.
Com a utilização de uma trena e uma fita crepe demarque pisos, paredes, e locais que julgar necessário.
Verifique se as passagens não foram comprometidas pelas profundidades dos móveis, e se as aberturas de portas e janelas não foram prejudicadas.
Tente imaginar os móveis instalados e você utilizando-os no dia-a-dia, abrindo e fechando portas, gavetas e organizando suas coisas no ambiente.
Essa simulação simples ajudará bastante na definição do seu projeto.
DICA 05: SOLICITE ORÇAMENTO DETALHADO
Com os projetos aprovados desenvolvidos pela empresa ou pelo seu arquiteto/designer, chegou o momento de orçar os seus móveis planejados de maneira bem detalhada.
O seu orçamento deverá conter informações como: marcas dos materiais que serão utilizados, cores escolhidas, espessuras consideradas, padrões de acabamentos, tipos de ferragens, valores e prazo de entrega.
DICA 06: EXIJA CONTRATO
Após aprovação do orçamento e efetuação da compra, exija um contrato escrito, que contenha todos os detalhes dos seus móveis, de acordo com o seu projeto, onde estarão descritas todas as obrigações e direitos de ambas as partes.
Acorde o prazo de entrega com a empresa contratada, para que ele fique dentro do seu cronograma, evitando assim imprevistos e desgaste desnecessário.
Geralmente a compra de móveis planejados trata-se de um investimento alto, portanto a sua decisão deve ser bem pensada. Você deve buscar uma empresa de confiança com histórico favorável, que apresente prazo de garantia e assistência técnica.
É muito importante que o contrato especifique as características dos móveis comprados, tais como:
- Cores;
- Materiais principais;
- Medidas;
- Ferragens;
- Materiais de acabamentos.
O documento deve conter informações como endereço e prazo de entrega, valores, forma de pagamento, garantias, quais as multas e penalidades para a parte que descumprir sua obrigação, entre outras coisas acordadas.
DICA 07: ATENÇÃO NO RECEBIMENTO DOS MÓVEIS
Após a concretização das etapas anteriores, chegou o momento de receber os seus móveis planejados.
Essa etapa de recebimento e montagem dos móveis é muito importante.
Confira as peças quando elas forem entregues verificando se os móveis estão de acordo com o que você comprou. Em caso de incoerência, com peças danificadas na entrega, recuse o recebimento e entre em contato com a empresa.
Quando possível acompanhe a etapa de montagem e certifique-se de que ela esteja sendo realizada por profissionais da própria empresa contratada.
Fique atento se não estão ocorrendo danos a outros objetos da sua casa durante a montagem dos seus móveis, evitando assim custos adicionais desnecessários.
E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite e conheça nosso portfólio de produtos, clique aqui.
Se quiser mais informações, contate-nos ou envie um e-mail.